quarta-feira, 6 de abril de 2011

A influência europeia na cultura brasileira


É evidente a influência da cultura européia no Brasil, isso se deve, principalmente, pelas colonizações ocorridas aqui no passado. Mesmo sendo um país de colonização portuguesa, outros povos deixaram e deixam até hoje influências profundas em nossa cultura. 

 Com o passar do tempo, os brasileiros foram anexando essas influências em seu cotidiano sem nem mesmo perceber, um exemplo disso é a culinária. Consumimos comidas de origem européia frequentemente, como pizzas que tem sua origem na Itália, como croissant que se originou em Viena, mas posteriormente foi introduzido e popularizado na França, bacalhau de origem portuguesa entre outras. 

Há também a música europeia, que é constituída de vários artistas que são bastante reconhecidos aqui no Brasil como U2, banda irlandesa, The Beatles, banda inglesa, Enrique Iglesias, cantor espanhol e etc. 

Outra influência muito importante são os modelos artísticos que foram introduzidos aqui no Brasil, como por exemplo: as primeiras igrejas construídas em nosso litoral, a arte barroca, as peças teatrais, entre outras  formas artísticas.  

A influência também vem da parte dos cosméticos, nós brasileiros na hora das compras sempre damos preferência a produtos importados, principalmente os de origem francesa à medida que é sabido que os franceses estão bastante avançados em relação a cosméticos e os próprios dermatologistas que nos orientam a consumirmos esses produtos. Há também as roupas, carros, vinhos e entre outros produtos que obtemos, sempre com a ideia de serem os melhores.  

Com tudo isso, concluímos que a cultura brasileira é um grande conjunto de culturas, que sintetizam as diversas etnias que formam o povo brasileiro. Por essa razão, não existe uma cultura brasileira homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam juntas, a cultura do Brasil.



7 comentários:

  1. Parabéns pela leitura. Com o texto consegui ajudar minha filha de 7 anos com seus deveres de História e Geografia.

    ResponderExcluir
  2. não gostei tinha que falar sobre a contribuição do povo europeu nos aspectos

    ResponderExcluir
  3. também achei eles deveriam falar sobre isso

    ResponderExcluir
  4. Você poderia me explicar o que é hegemonia e padronização da identidade cultural local, nacional e planetária?

    ResponderExcluir
  5. Ficou bem legal, parabêns pelo seu esforço

    ResponderExcluir